Pessoal, aí vai uma entrevista pra lá de especial que fiz por email com uma mamãe portuguesa!
Nome Paula Pinheiro
Idade 38
País de residência Portugal
Profissão Market Researcher
Nº de filhos 2
Idade 23 meses/8 meses
Blog/site http://leitedearroz.weebly.com/
Como descobriste que o teu filho tinha APLV? Com um choque anafiláctico aos 6 meses com a primeira papa. Até aí bebia exclusivamente leite materno.
Quem fez o diagnóstico? Que outros médicos consultaste?O pediatra, após análises. Agora é seguido também pelo imunoalergologista.
O que mudou nas vossas rotinas devido à APLV? Cá em casa mudou tudo! Deixámos de ir a restaurantes com a frequência que íamos e passámos a comer só o que o Tiago pode comer. A proteína foi banida desta casa!
Como reages quando alguém oferece uma bolachinha ao teu filho no parque infantil? Só aconteceu uma vez. Expliquei que ele não podia comer, mas a senhora continuou a insistir. Foi uma situação até desagradável…
Como explicaste à família e amigos o problema? Lidam bem com a situação? Passo a vida a explicar, mas acham sempre que estou a exagerar. Felizmente, ainda não houve grandes problemas.
Na creche? Os educadores estavam sensibilizados para o problema? Adaptaram-se bem? Não estavam sensibilizados, mas dei toda a informação. Sentem alguma dificuldade em lidar com o problema, principalmente quando outro menino faz anos e leva bolo.
Já viajaste com o teu filho com APLV? Que tipo de precauções tiveste? Sim e levei sempre a máquina de sopas. Resolvi assim todos os constrangimentos. Como ele está a ficar mais crescido, temo que as viagens comecem a ser mais difíceis.