Depoimento – Mamãe Elaine

O depoimento desta mamãe é muito especial pra mim pois quando descobri que a Helena tinha alergia ela me explicou tudinho sobre como é lidar com isto e me deixou bem mais calma. Obrigada por me ajudar tanto e pela sua participação!

Me chamo Elaine, sou mamãe do amor mais lindo do mundo, minha Micaela, que nasceu no dia 24/01/2012, perfeita e saudável com 2,860 kg e 48 cm, hoje está com 1 ano e 3 meses. Desde que nasceu contabilizamos noites em claro, dias difíceis de esquecer, choros incansáveis, muita luta sempre pedindo a Deus sua ajuda para nos dar forças e sabedoria, e por tudo isso que continuamos passando somos a família mais feliz e realizada com essa benção maravilhosa que ela é, uma menina alegre, amorosa, engraçada e também brava, em função da dor que já passou. Para tanto choro e reclamações acreditávamos ser as ditas cólicas, que atuam nos primeiros meses de vida. Passou-se 3 meses e percebemos que realmente havia algo de errado por que não ganhava peso e parou o crescimento, até completar o 5º mês. Aos seis meses consultamos uma gastro onde foi constatado a intolerância a lactose, mudamos o leite, mas nada mudou, continuava apresentando os mesmos sintomas de irritação e dor. APLV entrou em nossa vida com força total quando a Micaela estava com 8 meses, foi o diagnóstico final, onde apresentava sangue nas fezes, antes disso os sintomas estavam se “escondendo” por isso a demora. Não sabíamos o por que nossa filha era tão chorona, tão brava, nada do que fazíamos fazia ela se acalmar, eu mesma, estava entrando em desespero, minha atenção era totalmente dela, dia e noite, mas mesmo assim não conseguia acalmá-la.
Após o diagnóstico da alergia ao leite de vaca introduzimos Aptamil Pepti, e nada… coitada da pediatra e da gastro, que são dois anjos na minha vida, acho que elas não podiam mais me ver, estava até com vergonha de tantas idas aos consultórios, após vários exames, foi constatado também alergia a soja e a corantes. Resultado: último leite: Neocate e é claro dieta alimentar. Até a pouco tempo eu chamava de doença, mas aprendi que apenas se trata de uma condição alimentar, a Micaela é perfeitamente saudável, se alimenta muito bem com suas restrições, e como já tem alimentação normal, encontro em casas de produtos naturais, muitas coisas para ela, e em casa mudamos nossos produtos alimentícios para que todo o alimento que preparamos ela possa comer. Digo que não é difícil, por que ela está acostumada e começamos a ensina-la que não pode tal coisa. Hoje em festas infantis antes de sair de casa deixo que se alimente muito bem, e levo sua comida, na ultima festa que fomos enquanto todos comiam tudo que tem em uma festa como brigadeiros e frituras ela comeu uma maçã, nem se importou.
O que é mais complicado nisso é a pena, todos dizem “Ai que dó” e “que pecado”, mas não vejo dessa forma, vejo uma criança cheia de vida e muito saudável, o que não podemos é deixar de nos importar com tal condição. É tudo uma questão de adaptação. Bem até o momento é isso que posso partilhar, e me coloco a disposição caso alguma mamãe tenha alguma dúvida…

Anúncios

22 comentários sobre “Depoimento – Mamãe Elaine

  1. Oi Elaine, me chamo Juliana, estamos em uma situação semelhante a sua, minha menina sempre ganhou peso bem e vem crescendo normalmente, mas desde que nasceu teve muita cólica, muito choro, dificuldade para dormir… com 20 dias começamos a dar label pra ela, pra tratar refluxo, com 1 mês ela passou a chorar muito para mamar, e continuei lutando para manter meu leite, mas aos três meses acabamos colocando o nan, meu leite tinha diminuído e parecia que na mamadeira ela não sofria tanto, depois de uma semana as cólicas pioraram, os vômitos aumentaram, passou a ter dificuldade para evacuar e voltou a dormir mau, procuramos uma gastro recentemente e ela aumentou a dose do label para vermos se não era a dosagem que estava errada, depois de uma semana nenhuma melhora significativa ela nos passou o aptamil pepti, como não teve melhora iniciamos ontem a dar o neocate, como última tentativa para investigar se trata-se de APLV, então gostaria de perguntar a você depois de quanto tempo tomando neocate sua filha apresentou melhora? Minha Maria Eduarda é muito risonha, mas não sei mais o que pensar e o que fazer para amenizar as crises de dor e de choro que ela tem… espero que estejamos próximos de um diagnóstico!!

  2. Meninas sei que não sou a unica mas estou DESESPERADA, minha filha tem 47 dias e com 45 dias vi ao trocar sua fralda na hora ela fazia mais coco e junto saiu uma gosma com sangue, levei a pediatra no mesmo dia e a mesma falou que poderia ser de fazer força para evacuar e ter rompido um vasinho no intestino, mandou trocar o leite que dou como complemeento ao LM, o q eu dava era aptamil 1 e ela passou para aptamil active, mas as fezes continuam com essa “linha de sangue” que me apavora, minha filha ganhou 2,200kg e cresceu 9 cm desde que nasceu até o dia em que fui na pediatra ou seja ela esta com 5,150kg e 54,5cm e um mes e meio de vida de acordo com a pediatra ela esta ótima, mas esse sangue ta me tirando o sono, então vim pra net e vi muita coisa, intolerancia e alergia e li sobre cada uma, tudo indica q minha Julinha tenha APLV, ela tem bolinhas(pele aspera) claras q parecem brotuejas mas são da cor da pele dela, tem vezes que vomita até pelo nariz e a maioria das vezes “gofa” depois de mamar, tbm tem uns choros repentinos que me parecem ser de dor e que dependendo da posição melhora e o choro passa, as madrugadas tem sido difiiceis ela chora bastante só para no peito e as vezes nem assim. Tenho muito medo dela ter APLV e me sinto muito culpada por que ela chora e eu não sei como aliviar sua dor, estou muito triste e só tenho feito cuidar dela observar as fezes e ler sobre o assunto, acho q no momento quem mais chora aqui em casa sou eu, não quero q minha filha passe por nenhuma dor/sofrimento e acabo sofrendo muito com isso, vou leva-la novamente na pediatra e se for preciso vou mudar de medico, mas quero saber o q de fato ela tem. Me desculpem pelo longo comentário com meu desabafo, como ter certeza que é APLV ou intolerância a lactose?! Algum exame? Estou muito ansiosa, perdida quem puder me ajude contando sua experiencia. Que Deus ajude de sabedoria e saúde para mamães e bebes.

    • Mamãe Caroline… sou a Samanta, quem escreve este blog, e já passei por essa onda de sentimentos, tente ficar tranquila. As dores e choros podem sim estar associadas a alergia e o rastro de sangue foi a característica essencial para o diagnóstico certeiro da minha filha. No meu caso, quando fomos a gastro ela indicou iniciar o leite Pregomin Pepti imediatamente e avisou que poderia demorar 40 dias pros sintomas (choro, gases, sangue) desaparecerem. Para minha surpresa em dois dias o cocô dela tornou-se cinza (o esperado para quem toma Pregomin), sem rastro de sangue e os gases diminuiram, então ficou constatada a alergia. Acredito que nos casos de intolerância não há de sangue nas fezes, apenas diarreia. Minha sugestão é que vc procure o quanto antes um gastropediatra! Leia muito, se tiver facebook procure o grupo APLV e alergia alimentar, lá muitas mamães dividem suas dúvidas! Boa sorte!

  3. Oi Elaine, minha filha tem 1 mês e depois de tentarmos Nam, Aptamil, Enfamil e Aptamil HA, a médica passou o Pregomin Pepti. Porém ela ainda se contorce de dor durante o dia, mama, dorme no máximo 20 minutos e acorda devido a dor. Me falaram q geralmente são no mínimo 48 horas p ela se acostumar com essa fórmula. Gostaria de saber se sua filha teve alguma reação, tipo essas dores. N é fácil, estou desesperada e vendo com dor, me mata por dentro.
    Obrigada.
    Mariana

    • Olá Mariana… então, demora mesmo pros sintomas começarem a diminuir. É preciso ter paciência. O que o médico diz?

  4. ola…minha filha hoje tem 1ano e descobri APLV quando ela tinha 5 meses mais confesso que não me preocupava muito,ate que aos 10 meses descobri que ela nao ganhava peso foi quando comecei a me preocupar,hoje ela esta na idade de tudu que ver quer e anda tendo muitas reações.Decidi que vou procurar especialistas por que ate intao eu so tava exclusão do leite e seus derivados.Preciso de alergologista e gastro? Gostaria de levar ela pro Instituto da Criança em São Paulo alguem ja levou ou conhece alguem que ja foi?

    • Olá
      Sobre o instituto que cita desconheço (sou de SC). Mas nos grupos de aplv do face vc deve encontrar alguma indicação. Sobre precisar de alergista e gastro, eu acho que não precisa de ambos, eu fui em ambos porque uma eu pagava particular (ia de vez em quando) e a outra ia com mais frequência (tinha no plano). Espero ter ajudado! Boa sorte pra sua filha, um grande abraço!

  5. Bom dia

    Tenho filho 1 ano e 7 meses, desde 2 meses descobri APLV, desde então o mesmo toma Neocate, foram algumas tentativas de aceitação do leite, porem errado.
    A 3 dias pediatra dele pediu para tentar introduzir o Aptamil Active, porem estou preocupada e confusa, alguém pode me ajudar.

    • Teria que questionar o porque dessa mudança, eu nem conheço esse leite, Aptamil active. Se alguém que estiver lendo esta mensagem puder ajudar a Lucila, agradeço!

    • Ola,meu filho tem todos os sintomas de intolerância…a medica receitou tbm aptamil active… ele melhorou bem mais nao 100 % minha duvida tbm é porq esse leite se ele tem lactose…

      • Intolerância é diferente de alergia. Não entendi tb essa indicação da médica no seu caso…

  6. Olá, li o depoimento da Eliane, eu descobri que meu bebê é APLV tbm, ontem comecei a dar o aptamil pepti, e logo que ele toma,boa começa a forçar pra fazer coco, fica agitado tbm, arrota várias vezes… Será que ele tbm não tá se adaptando ao leite? Eu tbm não sei o que comer, para amamentar ele, estou perdida! Queria um auxílio, quero fazer o melhor pelo meu filho!

    • Ele pode ter intolerancia a lactose também, ai tem que ver com o gastropediatra, nem todos se adaptam ao Aptamil pepti pois tem lactose!Ai teria que ser pregomim, pregestimil ou até neocate!

  7. Boa noite! Estou muito confusa com a possibilidade de APLV na minha filha. Vou contar minha história. Minha filha mamou no peito somente 1 mês e mesmo assim sempre complementando com Nan Comfor. Nunca teve cólicas fortes, tinha algumas crises, mas com 2 meses passaram. Nunca perdi uma noite de sono com ela, sempre mamou bem e ganhou peso mais que esperado. Nada de problema respiratório ou de pele. Sempre evacuou normalmente duas vezes ao dia. De repente faltando 1 semana para completar 5 meses começou uma diarréia e no segundo dia começou com muco e sangue. Começamos a peregrinação para saber o que era. A pediatra mandou trocar o leite para Aptamil Pepti, mas não melhorou o sangramento. Fomos a um gastro que achou dificil ser APLV pelos poucos sintomas, pensa que pode ser um vírus (inclusive da vacina rotavirus que ela tomou 20 dias antes) que pode ter atacado o intestino e causado uma alergia temporária. Iniciamos o Neocate e no terceiro dia já não tinha sangue visivel nas fezes, mas ao fazer o teste da água oxigenada ainda tem sangue nas fezes. Ele disse que pode demorar 15 dias para o intestino recuperar por completo e parar de sangrar. Enfim ele orientou 4 semanas usando Neocate e em seguida voltar com o Nan para saber se os sintomas voltarão. Assim teremos o diagnóstico. Minha questão é: você acha possível ser APLV mesmo sem sintomas? Ou acredita que pode ter sido uma alergia temporária? Conhece alguem com história parecida? Até agora não encontrei minguem parecido com isso, por isso tenho esperanças que seja temporário. Obrigada

    • Olá… complicado dar uma opinião. Acho que o mais importante é continuar com acompanhamento médico para o mais cedo possível resolver. Boa sorte!

  8. ola meninas, podem me ajudar contando táticas para o bebe pegar o neocate?
    minha filha aparentemente tem aplv, esta com 5 meses e ate hj so mamou lm,
    como volto a trabalhar semana quem vem, ela vai precisar complementar com outro leite.
    a pedi receitou neocate, mas tem 1 mês q estou tentando dar e ela não aceita de maneira alguma. agora a pedi pediu para tentar o pregomin pepti mas ela tb não pega.
    como vcs fizeram? estou desesperada
    obrigada

      • Olá SAmanta. Estou usando a essência de baunilha mas nem assim….:(
        To desconfiando que seja a mamadeira tb.
        No início ela pegou a mamadeira com o leite materno.
        Quando fui dar o neocate na mamadeira ela não pegou e hj parece ter birra da mamadeira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s